sábado, 31 de janeiro de 2009

Madeira apreendida em MT será doada a vítimas de enchentes em SC


Serão necessários 80 caminhões para carregar as tábuas. 
Material servirá para a construção de 270 casas.


O Juizado Especial de Meio Ambiente de Cuiabá, em Mato Grosso, aprovou a doação de mil metros cúbicos de madeira para os desabrigados por enchentes em Santa Catarina. A madeira, apreendida em fiscalizações ambientais, servirá para a construção de novas casas. 

Segundo nota publicada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq), órgão responsável por armazenar madeira apreendida, o material doado equivale a 80 caminhões carregados de tábuas, e servirá para construir 150 casas de madeira e mais 120 de alvenaria – onde o material será usado para a sustentação dos telhados.


De acordo com Ana Peterlini de Souza, promotora do Ministério Público Estadual de Mato Grosso, a maior parte da madeira foi apreendida porque estava sendo transportada ou vendida sem os documentos obrigatórios. “A legislação permite que essa madeira, por ser perecível, seja doada”, explica.

 

Caminhos difíceis

Para carregar o material por mais de dois mil quilômetros entre Cuiabá e as cidades atingidas por enchentes no sul do país, estão sendo feitos acordos com a Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat), que realizarão o trabalho de forma voluntária. 


Em Mato Grosso, a prática comum é destinar o material para prefeituras e entidades assistenciais locais. Segundo Souza, por este ser um caso mais complexo, em que a madeira vai para outro estado, a doação só será liberada quando todos os detalhes forem acertados. “Fizemos um termo de cooperação com o governo de lá para eles receberem e prestarem contas. Precisamos ter a segurança de que isso vai chegar ao destino final”, afirma.

 

Leia mais notícias de Amazônia


Fonte: www.globoamazonia.com



0 comentários:


INDIOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIOS CAIAPOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

FAMILIA INDIGENA NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL