Com penas verdes e amarelas, Ararajubas estão sob risco de extinção. Um traficante de aves foi preso em Belém levando duas ararajubas, quatro pássaros anacã e dois filhotes de papagaio que de tão pequenos ainda não podem ser identificados. Ameaçada de extinção, a ararajuba é considerada uma das mais belas araras brasileiras, com penas verdes e amarelas, lembrando a bandeira do Brasil. Segundo o major Tener da Rocha, da Polícia Militar Ambiental da cidade, as ararajubas são pássaros muito valorizados no mercado internacional. “Uma ararajuba chega a valer quatro mil reais”, conta. Os anacãs, papagaios de penas verdes, azuis e vermelhas, também são muito procurados por traficantes, explica o major. “Ele é considerado um passado de ornamentação.”
Veja álbum de fotos com os animais apreendidos.
O flagrante foi feito no último domingo (1), quando o traficante estava na beira da estrada com os pássaros dentro de gaiolas. O acusado disse que havia comprado as aves em uma feira e que elas seriam vendidas no Maranhão. A polícia suspeita, contudo, que as aves estavam sendo vendidas no Pará, pois o traficante levava mais de mil reais nos bolsos. “Esse dinheiro já pode ser de venda de animais”, afirma Rocha.
Depois de ir para a delegacia, o acusado foi solto, e responderá pelo crime na justiça. As aves foram enviadas para o Bioparque Amazônia, um parque em Belém.
0 comentários:
Postar um comentário