quinta-feira, 5 de março de 2009

Pescador usa filhote de peixe-boi como 'isca' para caçar a mãe



Animal de apenas três meses foi resgatado pela polícia do AM. 
Ferido e sem alimento, ele comia barro do fundo de um lago.


Um filhote de peixe-boi de três meses de idade foi resgatado nesta quarta-feira (4) pela Polícia Militar do Amazonas. Por meio de uma denúncia, os policiais chegaram até um lago, a 270 km de Manaus, onde o animal estava preso por uma corda, amarrado pelo rabo.

Segundo o major Denis Sena, do Batalhão de Polícia Ambiental, o filhote estava sendo usado para atrair a mãe. “Quando ela chegasse, seria pescada com um arpão.” De acordo com o policial, o filhote estava sendo mantido por um pescador de 65 anos, que disse ter comprado o bicho por R$ 150. Ninguém chegou a ser preso, pois foi dada prioridade para o resgate do animal. “Pela saúde dele, não pudemos ficar lá, mas estamos investigando”, afirma. 

O peixe-boi foi encaminhado para o laboratório de mamíferos aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde será tratado. Segundo o veterinário Anselmo d´Affonseca, o filhote é uma fêmea. Ela tem 78 centímetros, pesa 13 quilos e está muito magra e desnutrida, além de ter um ferimento na cauda, no local onde a corda estava amarrada. “Hoje de manhã eu notei que as fezes dela são praticamente lama. Ela deveria estar com uma carência nutricional muito grande e estava ingerindo lama do fundo do Igarapé”, conta.


Com três meses de idade, o peixe-boi ainda deveria estar sendo amamentado pela mãe, conta o veterinário. “Ainda existe uma teimosia ou uma tradição de tentar criar os filhotes em cativeiro. Isso, em 100% dos casos, leva à morte.” 

Casos recorrentes

Esse já é o quarto peixe-boi que chega ao Inpa em 2009. Segundo d´Affonseca, praticamente todos os casos são de filhotes órfãos, que perderam a mãe por causa da caça ou ficaram presos em redes de pescadores. Por ser uma presa fácil, o peixe-boi corre o risco de extinção.

 

 

0 comentários:


INDIOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIOS CAIAPOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

FAMILIA INDIGENA NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL