quarta-feira, 11 de março de 2009

Príncipe Charles: "Queremos fazer as árvores da Amazônia valerem mais em pé do que mortas"



Em entrevista a ÉPOCA, o herdeiro da coroa britânica explica como pretende ajudar a financiar a preservação da floresta para salvar o mundo das mudanças climáticas

O príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, quer ajudar a captar recursos dos países desenvolvidos para preservar a Amazônia. Essa foi uma de suas declarações em entrevista concendida com exclusividade a ÉPOCA.  O príncipe desembarcou nesta quarta-feira (11) em Brasília para uma visita cujo principal assunto são as mudanças climáticas. Na quinta, ele vai dar uma palestra para líderes empresariais no Rio de Janeiro. Sua mensagem principal será a de que temos "100 meses" para evitar as consequências mais trágicas do aquecimento globalDo Rio, o príncipe segue para a Amazônia. Vai encontrar com autoridades em Manaus e deve percorrer um trecho do rio Amazonas de barco, acompanhado por cientistas brasileiros, que explicarão as relações entre a floresta e o aquecimento global.  A seguir, trechos da entrevista do príncipe, que será publicada na íntegra na próxima edição de ÉPOCA.

ÉPOCA - Qual é a sua mensagem para os brasileiros?  Príncipe Charles - Estou encantado em voltar ao Brasil, país que visitei em três outras ocasiões, e de poder trazer minha mulher comigo. Espero que nossa visita reforce as estreitas relações entre nossos dois países. Mas talvez as áreas de cooperação mais relevantes para minha visita sejam a proteção da natureza em nome das gerações que virão depois de nós. 
ÉPOCA - Qual seria o papel do Brasil nesta luta contra as mudanças climáticas?  Príncipe Charles - O Brasil vem mostrando grande liderança para identificar formas de reduzir e, se possível, anular os efeitos das mudanças climáticas. O Fundo Amazônia (projeto federal para captar recursos externos e financiar o combate ao desmatamento) é uma contribuição construtiva. Se quisermos fazer diferença, a comunidade internacional precisa agir junto – e rápido. 
ÉPOCA - Como o senhor planeja ajudar a preservar a Amazônia?  Príncipe Charles - Embora claramente não caiba a mim oferecer nenhum tipo de receita de como os brasileiros devem lidar com seus próprios assuntos, há pouco mais de um ano lancei o Projeto Florestas Tropicais (ou Rainforests Project no original em inglês) para sugerir como países soberanos poderiam considerar auxílios para lidar com o desmatamento. A ideia central do projeto é que os países desenvolvidos, que contribuíram, mesmo que involuntariamente, para a crise climática atual, podem compensar as nações ricas em florestas tropicais que reduzirem suas derrubadas. Queremos fazer as árvores valerem mais em pé do que mortas.~


0 comentários:


INDIOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIOS CAIAPOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

FAMILIA INDIGENA NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL