terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CONHEÇA OS 20 FINALISTAS E VOTE PARA ESCOLHER 'AS 7 MARAVILHAS DA AMAZÔNIA'























VEJAN AS BELEZAS DA NOSSA AMAZÔNIA É DE MAIS..!!!

Quando o portal Globo Amazônia pediu aos leitores que enviassem sugestões de candidatos para a eleição das sete maravilhas da região, não era possível prever que a mobilização seria tão grande: imediatamente começaram a chegar centenas de indicações das mais diversas riquezas naturais e culturais amazônicas.

Infelizmente, nem todas puderam entrar na lista final, elaborada de acordo com a representatividade geográfica e também a quantidade de mensagens recebidas para cada item. Assim, acabaram ficando de fora maravilhas incontestáveis como o próprio Rio Amazonas, o peixe-boi, o cupuaçu, a seringueira, o tacacá, a tartaruga-da-Amazônia, entre tantas outras.

A Onça-pintada - maior mamífero carnívoro do Brasil, esta fera predadora tem uma mordida fortíssima, capaz de atravessar até cascos de tartarugas. Seu pêlo de beleza hipnotizante já foi muito cobiçado pelos caçadores, o que fez da onça uma espécie ameaçada.

O Açaí – junto com o guaraná, umas das frutas amazônicas mais conhecidas mundo afora. A receita com polpa de guaraná, mais apreciada fora da Amazônia, é uma das favoritas dos esportistas devido a seu teor energético. A população amazônica, por sua vez, prefere saborear a fruta com farinha de mandioca.

Alter do Chão (PA) - Durante a época de vazante, a vila localizada a 32 quilômetros de Santarém chega a ter nos seus arredores mais de 200 praias de areia branca banhadas pelas águas cristalinas e esverdeadas do Rio Tapajós, motivo pelo qual ganhou o apelido de “Caribe amazônico”.
Anavilhanas (AM) – com cerca de 400 ilhas, o parque nacional situado no Rio Negro é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. A forma alongada das ilhas compõe um desenho incomparável para quem sobrevoa o conjunto.

Belém (PA) – a capital paraense tem na Cidade Velha um importante conjunto arquitetônico colonial, erguido desde o século 17. Dos inúmeros prédios históricos, o mais conhecido é o Mercado Ver-o-Peso, onde há quase quatro séculos se comercializam alimentos trazidos do interior da Amazônia. A rica história de Belém também se encontra viva na tradição do Círio de Nazaré, festa religiosa criada em 1793.

Boto Cor-de-rosa – ameaçado de extinção, este mamífero aquático tem uma coluna vertebral flexível que lhe permite envergar-se mais que seus primos golfinhos, o que o torna um exímio pescador em áreas de floresta alagada. Inteligente, o animal vem sendo usado em tratamento terapêutico – a chamada bototerapia – que teria o poder de atenuar diversas doenças, segundo seus defensores.

A Castanheira - a castanheira-do-Pará ou castanheira-do Brasil, como é conhecida, é uma árvore grande que pode chegar a mais de 40 metros de altura e vive por mais de 500 anos. Árvore de madeira nobre, tem seu corte proibido por lei federal. Portanto, o homem só pode usufruir das castanhas que alimentam a indústria extrativista.

O Encontro das Águas (AM) - atração da capital amazonense, é o resultado da confluência das águas barrentas do Rio Solimões com as águas escuras do Rio Negro. Os dois correm lado a lado sem se misturar por dezenas de quilômetros. O fenômeno ocorre devido à diferença das temperaturas, densidades e correntezas dos dois cursos de água.

Festival de Parintins (AM) - ópera a céu aberto, a competição entre o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul, reúne até 35 mil pessoas no Bumbódromo da cidade, em cada uma das três noites de festa. Embora seja uma competição, os entusiastas dos grupos nas arquibancadas se comportam com cordialidade e respeito, mantendo silêncio durante as apresentações rivais.

Fortaleza de São José de Macapá (AP) - construída por soldados, negros e indígenas no século 18, este belo exemplar de arquitetura militar foi concebido pelo Império Português para guardar o lado esquerdo da foz do Rio Amazonas da cobiça de outras nações coloniais, principalmente a França. Hoje a construção em forma de estrela está rodeada por bairros da capital amapaense, da qual é uma das principais atrações turísticas.

Forte Príncipe da Beira (RO) - o Real Forte Príncipe da Beira é um dos maiores edificados pela Engenharia Militar portuguesa no Brasil colonial e é o mais antigo monumento histórico de Rondônia. Situada no Rio Guaporé, fronteira natural com a Bolívia, a construção, que deve ser restaurada em breve, é símbolo da luta travada para expandir o território brasileiro, tornando-o o maior do continente.

O Guaraná - energética, a fruta combate a fadiga mental e física. Dizem que tem até poderes afrodisíacos. Sob a forma de refrigerante, seu sabor conquistou brasileiros de todos os cantos e, a cada ano, torna-se mais querido também em outros países.

Ilha de Mosqueiro (PA) - ilha fluvial no Rio Amazonas, proxima à capital paraense, seus mais de 15 km de praias de água doce têm ondas grandes como as do mar. Sua orla tem um belo casario construído no auge do ciclo da borracha por europeus e norte-americanos.

Monte Roraima (RR) - patrimônio que o Brasil divide com os vizinhos Guiana e Venezuela. Formado há mais de 2 bilhões de anos, o monte de 2.739 metros tem um topo chato com cerca de 90 quilômetros de extensão. Ali há espécies de plantas e animais que não se encontram em nenhum outro lugar.

A Onça-pintada - maior mamífero carnívoro do Brasil, esta fera predadora tem uma mordida fortíssima, capaz de atravessar até cascos de tartarugas. Seu pêlo de beleza hipnotizante já foi muito cobiçado pelos caçadores, o que fez da onça uma espécie ameaçada.

Presidente Figueiredo (AM) - o terreno irregular presenteou este município com dezenas de cachoeiras e corredeiras de água cristalina que fazem a alegria dos turistas. As cavernas são outra atração junto com a densa mata na qual vivem mais de 300 espécies diferentes de aves.

Reserva Extrativista Chico Mendes (AC) - uma das primeiras reservas extrativistas do Brasil, esta unidade de conservação simboliza a luta dos seringueiros do Acre, entre eles Chico Mendes, pela manutenção da floresta e de seu estilo de vida. Ainda hoje ameaçada pelo desmatamento, a reserva é alvo de ações governamentais para tentar conter a criação de gado em seu interior.

Teatro Amazonas (AM) - palco de grandes espetáculos desde sua inauguração, há 102 anos, o teatro é símbolo da riqueza gerada pela borracha e pode receber até 701 espectadores. Luxuoso, o edifício foi construído com material importado da Europa. Destaque para o salão nobre, com teto pintado pelo italiano Domenico de Angelis. As cores externas são uma alusão à bandeira brasileira.

As Tribos do Xingu (MT e PA) - o rio que corta o coração do país tem em seus arredores dezenas de etnias, com representantes dos quatro grupos lingüísticos indígenas brasileiros. O Parque Indígena do Xingu, idealizado pelos irmãos Villas Bôas, em Mato Grosso, simboliza em especial a luta dos indígenas pelo direito de conservar sua cultura e modo de vida.

O Tucunaré - por ser lutador, é um dos peixes favoritos dos praticantes de pesca esportiva. Ele habita principalmente lagoas e, por não migrar por longas distâncias, é considerado sedentário. Em época de cheia é encontrado também na mata inundada. O tucunaré é importante componente na dieta dos habitantes da Amazônia, seja grelhado, assado ou cozido, na famosa caldeirada.

A Vitória-régia - planta majestosa no nome e na aparência, a vitória-régia possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água e chega a ter até 2,5 metros de diâmetro. Pode suportar mais de 30 quilos - o equivalente a um pequeno jacaré, por exemplo. Sua flor branca abre-se somente à noite.

0 comentários:


INDIOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIOS CAIAPOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

FAMILIA INDIGENA NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL