sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Terceira Margem


A Terceira Margem

 

Por Cel Hiram Reis e Silva, 22 de Maio de 2009

 

"Desembarcou aqui como passageiro comum entre tantos que procuram a terceira margem do rio entre o céu e a terra”.( Wilson nogueira)

 

- Irmão Rio

 

Que me importa se és Rio, Lago ou Estuário. Parece que as pessoas estão mais preocupadas com a tua classificação do que com o teu encanto, tua serenidade. Somente aqueles que te trazem no coração compreendem tua história e teu destino. Comento, com alguns diletos amigos, que não treino no Guaíba, mas que treino com o Guaíba. Com o passar do tempo fui te conhecendo, te amando, te respeitando cada vez mais. Foste meu Mestre nas horas difíceis em que eu tentava com dificuldade não naufragar na depressão e no desalento.

 

O Rio

Ana Paula Filipe

 

Suave flui o rio

Por onde vou vivendo.

Se para a margem me desvio

E a ela eu me prendo.

Na procura da certeza

Naquilo que está mais perto.

Na luta, com a correnteza,

em exaustão, me liberto

Mas, deixo-a envolto em pranto

De deixar o que era certo

Se em fúria eu me lanço

Na procura do que está longe

Na ausência eu me canso

Sem ver o que lá se esconde.

Mas, se me deixar levar

Ao sabor do meu destino

No prazer de desfrutar

As margens que me dão tino.

Em cada margem que passa

Outra estou a conquistar

O futuro não se teme

Quando se está a amar.

Da alma eu faço o leme

Para a vida navegar.

Meu coração já não geme,

Pelas margens que vou deixar.

 

Nas tuas águas afogo meus desesperares, meus desencantos, meus amores sofridos. No aconchegante embalo de tuas ondas encontrei forças para perseverar e enfrentar minhas angústias e meu desânimo. Tua imensidão me abraça e conforta, tuas tranquilas águas me acalmam e me aproximam da Terceira Margem. Tuas águas revoltas mostram a rota da humildade que devo seguir e a névoa que te cobre nas manhãs de inverno trazem sinais de esperança nos horizontes que aos poucos se revelam.

 

Sinto tua falta como do ar que penetra em meus pulmões e oxigena meu sangue. Nas inúmeras rotas em que me acompanhaste foste um fiel e silente parceiro. A afinidade que nos irmana dispensa palavras, não precisa, absolutamente, delas. Aprendi contigo a interpretar os sinais da natureza, a me deixar levar pelos ventos e pelas ondas, a mergulhar na tua memória ancestral e dela recolher fragmentos da sabedoria dos tempos. Tuas belas ilhas e praias estarão sempre registradas na minha retina, os momentos de puro êxtase que, juntos, experimentamos permanecerão gravados eternamente na minha memória. Só aqueles que trazem na alma o amor pela natureza talvez entendam o sentimento que me invade quando navego pelas tuas águas infindas. Uma estranha energia me invade e revigora o corpo, uma sensação mágica toma conta de minha alma como se eu estivesse entrando, sozinho, em um antigo e místico templo.

 

- Rio Negro

 

O treinamento para o Rio Negro continua e depois dele outros virão. Os obstáculos, me ensinaste, existem apenas para aumentar nossa determinação e vontade de prosseguir. Parar, ora um dia sim, talvez, mas só quando meus braços não conseguirem empunhar o remo e manter a voga. O Negro tem a magia das suas águas pretas, das suas praias e natureza exuberante, mas nenhum outro se igualará, jamais, a você meu amigo e Irmão Guaíba.

 


Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)

Telefone:- (51) 3331 6265

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br


0 comentários:


INDIOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIOS CAIAPOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

FAMILIA INDIGENA NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL