quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quadrilha de caçadores é flagrada com 315 quilos de carne no Amazonas


Entre os animais mortos estavam veados, antas e pacas. 
Fiscais também encontraram tartarugas e filhotes de jacaré vivos.

Uma quadrilha de caçadores que atuava no sul do Amazonas foi flagrada por fiscais do Ibama com 315 quilos de carne veados, antas e pacas. Segundo nota publicada pelo instituto, cerca de 100 quilos de carne estavam na casa da pessoa que seria responsável por vender o produto, enquanto o restante se encontrava com caçadores que estavam em um rio próximo à cidade.

A operação, batizada de Águas do Juruá, foi realizada pela unidade do Ibama de Cruzeiro do Sul (AC). Atuando há 20 dias, os fiscais já apreenderam sete espingardas e 60 quilos dos peixes aruanã e tambaqui. Também foram devolvidos à natureza pelo menos 32 animais encontrados vivos, entre eles entre jabutis, iaçás (espécie de tartaruga) e filhotes de jacaré. A operação termina amanhã com um saldo de R$ 170 mil em multas aplicadas aos caçadores.

 

Se você tem fotos, vídeos ou relatos de caça comercial ou tráfico de animais na  Amazônia, envie para globoamazonia@globo.com .


Motorista usa abacaxis para camuflar dois mil caranguejos vivos


Ele levava os animais dentro de sacos em picape. 
Para fiscais do Ibama, motorista disse que levava frutas.

Um motorista que carregava dois mil caranguejos vivos foi flagrado por fiscais do Ibama na última terça-feira (17) em Castanhal (PA). Ele escondia os animais debaixo de folhas de abacaxi, e disse aos fiscais que a carga era de frutas. O motorista foi multado em R$ 10.200 pelo transporte ilegal.
Essa não é a primeira grande apreensão de caranguejos realizada em 2008 pelo Ibama no Pará. No último dia 13, fiscais do Batalhão de Polícia Ambiental confiscaram e soltaram 12 mil animais capturados ilegalmente.

Os animais foram soltos em São Caetano de Odivelas, na foz do Rio Amazonas. A coleta e o transporte de caranguejos estão proibidos no Pará, pois é época de reprodução das espécies.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Queimadas na Amazônia voltarão em julho, alerta pesquisador


No início do ano, chuvas ajudam a proteger a mata. 
Focos de incêndio tendem a reaparecer no período seco.


A trégua que as queimadas estão dando às matas da Amazônia não passará do meio do ano. Devido ao tempo chuvoso, os focos de incêndio praticamente desapareceram, mas tendem a voltar no segundo semestre. “Em julho, literalmente a coisa pega fogo”, explica Alberto Setzer, coordenador do monitoramento de queimadas do Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para quem utiliza o mapa interativo do Globo Amazônia, que mostra em tempo real as queimadas na floresta, a diferença pôde ser vista com facilidade. Até outubro, os satélites que alimentam o mapa chegavam a mostrar mais de 1.500 focos de incêndio em apenas 24 horas. Hoje, é possível que Amazônia toda fique sem uma queimada sequer durante dias. 

Mas se depender do histórico dos incêndios na floresta, não é desta vez que as queimadas vão desaparecer. De acordo com dados acumulados pelo Inpe, o pico de incêndios ocorre entre setembro e outubro, enquanto de janeiro a maio praticamente não se registram focos de fogo. 

Segundo Setzer, a grande maioria das queimadas é provocada por pessoas. “Não estamos falando de queimadas naturais. Por alguma razão alguém foi lá e pôs fogo”. O pesquisador explica que, na época de chuva, além da mata molhada não deixar que as queimadas se espalhem, também não há interesse em atear fogo para “limpar” o terreno. “Para eliminar a vegetação, é necessário usar o fogo quando está realmente seco, senão o trabalho fica mal feito”, conta.


Os dados de queimada de 2008 mostram que a variação do número de queimadas é muito grande ao longo do ano. O mês em que mais houve focos de incêndio foi outubro, quando na Amazônia os satélites registraram 23.616 focos de calor. Em fevereiro, o mês mais tranquilo, o número de queimadas foi de 197. 

Nuvens e satélites

Assim como ocorre na detecção dos pontos de desmatamento, as nuvens podem atrapalhar a leitura dos focos de incêndio. “O satélite precisa ter uma visada limpa. Se ele não enxerga, não consegue detectar o que tem lá”, explica Setzer. Segundo o pesquisador, contudo, isso não é um problema grave quando se fala de incêndios. “Em geral, quando há nuvens de chuva, é raro ter queimadas.”

 

 Aprenda a vigiar o desmatamento usando o mapa do Globo Amazônia 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Internautas querem Copa de 2014 na Amazônia




Leitores enviaram fotos de suas cidades.
Conheça as belezas de Manaus, Belém e Rio Branco.

A Copa de 2014 ainda está longe, mas uma forte disputa já toma conta de três capitais amazônicas. Belém, Manaus e Rio Branco concorrem entre si para serem uma das 12 cidades brasileiras que irão sediar os jogos. O ministro dos esportes, Orlando Silva, já garantiu que pelo menos uma delas será escolhida. Os leitores do 
Globo Amazônia, defendendo suas cidades, enviaram fotos das belezas regionais que eles querem mostrar ao mundo. 

“Belém, é claro! Aqui temos o tacacá, açaí, vatapá, pato no tucupi, Círio de Nazaré, maniçoba e tudo de bom que Belém tem a oferecer”, defende Fabian, do Pará. 

Já o leitor Rony acha que a copa deveria acontecer na capital do Amazonas. “Manaus tem um cultura voltada para o mundo indígena tribal. A cidade fica próxima ao Encontro das Águas e o estado do Amazonas tem mais 90% do seu território preservado. Manaus é a cara da Amazônia”, afirma. 

Para Edmilson Ferreira, a pequena Rio Branco é a melhor escolha. “Rio Branco reúne todas as características de uma cidade-sede da Copa do Mundo, com o diferencial de que o Acre tem a luta sócio-ambiental. É uma cidade pequena, que representará mais de 5.000 pequenas cidades utilizando seu emblema de região cujas ações ambientais são políticas públicas e conceitos de desenvolvimento sustentável”, diz. 

O anúncio das 12 cidades brasileiras que irão sediar a Copa será feito pela Fifa em 19 e 20 de março, em Zurique, na Suíça. 

domingo, 22 de fevereiro de 2009

BRASIL: TERCERO EN EL RANKING DE LENGUAS EN PELIGRO DE EXTINCIÓN



La mayoría de los idiomas son de tribus que habitan en el Amazonas, revela estudio presentado por la UNESCO. Desde Río de Janeiro-Brasil.

Brasil es el tercer país del mundo con el mayor número de lenguas en peligro de extinción, de acuerdo con la nueva edición del Atlas Interactivo de las Lenguas en Peligro en el Mundo, presentado este jueves en la sede de la UNESCO en París. El Atlas, disponible en el sitio web de la UNESCO, así como 2,5 mil lenguas en peligro en el mundo, que pueden desaparecer antes de finales de este siglo.

 

Según la encuesta, realizada por 25 lingüistas, 190 lenguas indígenas están en peligro de extinción en Brasil, de las cuales 45 se clasificaron en la categoría de mayor riesgo. Dos ejemplos son el kaixána, hablada por sólo 1 persona de Japurá, Amazonas, y la mawayana, hablada por solo 10 indios en la frontera con Guyana.

 

El Atlas también cuenta con 12 lenguas muertas en Brasil, casi todas ubicadas en la región amazónica. "El éxodo rural y la instalación de grandes empresas y multinacionales en la región del Amazonas y los Andes son los principales factores externos que contribuyen a la desaparición de las lenguas indígenas", dice Marleen Haboud, un experto en lenguas andinas.

 

Este documento también muestra que las regiones de América del Norte, América Latina y Asia concentran el mayor número de lenguas en peligro. India lidera el ranking con 196 lenguas en peligro, seguidos por los Estados UnidosBrasilIndonesiaMéxico y China.

 

"El peligro es mayor en las regiones donde hay mayor diversidad", explica Francoise Rivière, Subdirectora General de la UNESCO para la cultura. Toda la información se puede encontrar en el sitio de interés en la UNESCO en el Internet, donde se puede buscar por país, tipo de riesgo o el nombre de la lengua.

 

Las lenguas se clasifican en 5 categorías de riesgo: vulnerables, en peligro, en grave peligro, y la situación crítica en las lenguas muertas. De alrededor de 6,7 mil lenguas que se hablan en el mundo, 200 han desaparecido por completo en el periodo de las últimas tres últimas generaciones, 538 pertenecen a la categoría de peligro crítico y 199 son habladas por menos de 10 personas, según la Unesco.

 

Fuente: www.globoamazonia.com


Brasil é terceiro país com maior número de línguas em risco de extinção

Maior parte dos idiomas está em tribos da Amazônia.Levantamento foi apresentado em feira da UNESCO.

O Brasil é o terceiro país do mundo com o maior número de línguas ameaçadas de extinção, segundo a nova edição do Atlas Interativo de Línguas em Perigo no Mundo, apresentado nesta quinta-feira na sede da Unesco, em Paris. 

O Atlas, acessível a partir desta quinta-feira no site da Unesco, reúne 2,5 mil línguas ameaçadas no mundo, que podem desaparecer até o final deste século. 

Segundo o levantamento, feito por 25 linguistas, 190 línguas indígenas correm risco de desaparecer no Brasil, sendo que 45 delas foram classificadas na categoria de risco mais elevado. 
Dois exemplos são o kaixána, falado por apenas 1 pessoa em Japurá, no Amazonas, e o mawayana, preservado por somente 10 indígenas, na fronteira com a Guiana.
 
O Atlas também contabiliza 12 línguas mortas no Brasil, quase todas situadas na região da Amazônia. 

 

Diversidade x preservação

 

"O êxodo rural e a instalação de grandes empresas e multinacionais na região amazônica e nos Andes são os principais fatores externos que contribuem para o desaparecimento das línguas indígenas", afirma Marleen Haboud, especialista em línguas andinas. 

O Atlas indica ainda que as regiões da América do Norte, América Latina e Ásia concentram o maior número de idiomas em perigo.
 

A Índia lidera o ranking, com 196 línguas ameaçadas, seguida pelos Estados Unidos, Brasil, Indonésia, México e China.
 
"O perigo é maior nas regiões onde há maior diversidade", explica Françoise Rivière, subdiretora geral da Unesco para a cultura.
 

Todas as informações podem ser consultadas de maneira interativa no site da Unesco. Os internautas podem fazer pesquisas por país, categoria de risco ou nome da língua.
 
As línguas são classificadas segundo 5 categorias de risco : vulneráveis, em perigo, seriamente em perigo, em situação crítica e línguas mortas.
 

Das cerca de 6,7 mil línguas faladas no mundo, 200 já desapareceram completamente nas últimas três gerações, 538 estão na categoria de risco crítico e 199 são faladas por menos de 10 pessoas, segundo a Unesco.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Município do Pará faz pacto pela floresta e reduz desmatamento em 43%


ONG fornece dados de satélite à prefeitura de Paragominas. 

Após checagem, desmatamento ilegal é denunciado ao Ibama.


Com a mobilização da sociedade e o monitoramento por satélite, uma das cidades com mais desmatamento na Amazônia conseguiu reduzir a devastação em 43% entre 2007 e 2008.

Paragominas é um centro de exploração madeireira no leste do Pará . Em fevereiro de 2008, a cidade foi incluída numa portaria pela então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que determinou o bloqueio do financiamento para atividades que geram desmatamento e o embargo de propriedades rurais. Os 36 municípios desta portaria respondiam por metade do desmatamento praticado na Amazônia. 

Depois do anúncio da lista de cidades, ainda em fevereiro de 2008, a prefeitura de Paragominas e representantes da sociedade, como empresários e educadores, se reuniram para fazer um pacto pelo meio ambiente. 

“Treinamos professores para ministrar aulas de educação ambiental. Também convocamos a população para termos, em dez anos, 12 m² de área verde por habitante. Além disso, fizemos um pacto de que ninguém mais iria desmatar em Paragominas”, conta o prefeito da cidade, Adnan Demachki (PSDB). 

“Paragominas é o principal polo de madeira nativa do Brasil. Chegou a ter 240 madeireiras nos anos 90”, explica Paulo Barreto, pesquisador da ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que faz o monitoramento de desmatamento por imagens de satélite. A organização tem uma parceria com a prefeitura local e envia um relatório mensal a um técnico que verifica em campo os novos pontos de desmatamento detectados. 

Depois que um novo foco de devastação é confirmado, o responsável é alertado a parar a derrubada da floresta. Caso continue, a prefeitura o denuncia ao Ibama e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Já tivemos que denunciar seis casos”, conta Demachki. 

Dados divulgados no último dia 15 pelo Ministério do Meio Ambiente mostram que, de 2007 para 2008, o desmatamento caiu 43% no município, de 107 km² para 61 km². 


Ataque

Apesar da queda no desmatamento, a área ainda é considerável: equivale a 38 vezes o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Os problemas com a exploração ilegal de madeira às vezes parecem longe de resolvidos. Em novembro, madeireiros invadiram e depredaram o escritório do Ibama em Paragominas após uma operação que apreendeu 19 caminhões de madeira. O órgão federal reagiu e lançou uma operação no mesmo mês em que 11 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos na região.

O envolvimento da comunidade e do poder municipal facilita o controle do desmatamento, segundo Demachki. “As pessoas que devastam o município de Paragominas moram na cidade. Quando um novo desmatamento é localizado, geralmente já sabemos de quem é a propriedade”, explica. 

Luciano Evaristo, coordenador-geral de Fiscalização do Ibama vê como positivo o pacto em Paragominas, e defende que os municípios devem participar mais do controle sobre o meio ambiente. “Os municípios têm de fomentar a substituição das práticas de desmatamento pelo manejo sustentável (exploração planejada da floresta que permite que ela se recupere)”, acrescenta. 

 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Descoberta na Amazônia nova espécie de peixe miniatura transparente



Piaba dálmata vive nos Rios Madeira e Purus.
Exemplares encontrados não passam de 20 milímetros de comprimento.

A piaba dálmata é transparente, o que permite ver seus órgãos internos, como a bexiga natatória, a bolha que o animal tem dentro do corpo para controlar a profundidade em que nada.Esta espécie de peixe vive em cardumes e foi coletada pela primeira vez no Rio Madeira, em Rondônia, em local próximo a uma futura usina hidrelétrica.

Uma nova espécie de peixe ornamental que habita os Rios Madeira e Purus foi descoberta pela pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas Cristina Bührnheim.

 

Por seu tamanho reduzido em comparação a outros peixes do mesmo grupo, a piaba dálmata (Amazonspinther dalmata) é considerada uma miniatura – os exemplares coletados têm em média 17 milímetros e não passam de 20 milímetros de comprimento, quando outras piabas chegam a 60 milímetros.

 

“A miniaturização é um fenômeno evolutivo que ocorre em vários tipos de animais”, explica Bührneim. A ciência, no entanto, não tem uma explicação definitiva sobre por que certos tipos de animais diminuem de tamanho.

 

O nome "dálmata" decorre das três manchas pretas que o peixe apresenta. Para Bührnheim, a espécie tem potencial comercial. A publicação da descoberta foi feita em dezembro na revista científica "Neotropical Ichthyology". 




CONGRESO BRASILEÑO APRUEBA LA AMNISTÍA PARA LOS INMIGRANTES ILEGALES


El texto puede beneficiar a 50 mil personas que permanecen ilegalmente en el país. Proyecto del Diputado William Woo del PSDB-SP será enviado al Senado. 
Desde Rio de Janeiro-Brasil.

La Cámara de Representantes aprobó este miércoles (18) un proyecto de ley que otorga amnistía a los inmigrantes ilegales que viven en Brasil. Según el autor del proyecto, el Diputado William Woo (PSDB-SP),  unos 50 mil inmigrantes deben beneficiarse de la medida. El texto será enviado al Senado Federal.

 

El proyecto ofrece una amnistía a los inmigrantes ilegales que entraron en Brasil hasta el 1 de febrero de 2009. Según el autor, el país ya ha adoptado leyes similares en 1984, 1988 y 1998.

 

El texto de la Cámara determina que para tener la inscripción provisional de inmigrante, se tiene que contar con la cédula de identidad y certificado de antecedentes penales de sus países de origen, además tendrán que demostrar el ingreso al Brasil hasta la fecha y determinar su lugar de residencia.

 

La matrícula provisional permite a un extranjero trabajar en Brasil mientras trata de obtener un registro permanente del gobierno. Según Woo, este proceso tarda aproximadamente dos años. Para el registro, es necesario establecer vínculos en el Brasil, como un trabajo fijo.

 

El autor de la propuesta, hizo hincapié en que la legislación brasileña es "light" con los inmigrantes ilegales y por lo tanto, es importante dar amnistía a esas personas para tener su dignidad.

 

"Si un inmigrante ilegal es detenido, se le aplica una multa y se le ordena abandonar el país. No tenemos un caso fuerte de extradición como en los Estados Unidos. Con esta ley, los inmigrantes ilegales tienen derechos reconocidos y no se van a ver obligados a aceptar empleos con salarios más bajos a causa de su situación en el país ", dijo Woo.

 

El mes pasado, el ministro de Justicia, Tarso Genro, dijo en el Foro Social Mundial de Belem que el gobierno está preparando un plan para dar amnistía a los inmigrantes ilegales. Según Tarso, la propuesta se está debatiendo en la Cámara Civil.

 

Texto en Brasileño

 

Câmara aprova anistia para imigrantes ilegais


Texto pode beneficiar 50 mil pessoas em situação irregular no país. Projeto do deputado Willian Woo (PSDB-SP) vai agora para o Senado.

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) um projeto que dá anistia aos imigrantes ilegais que residem no Brasil. Segundo o autor do projeto, deputado Willian Woo (PSDB-SP), cerca de 50 mil imigrantes devem ser beneficiados pela medida. O texto segue agora para o Senado Federal.

 

O projeto dá a anistia para os imigrantes ilegais que entraram no Brasil até 1° de fevereiro de 2009. De acordo com o autor, o Brasil já aprovou leis semelhantes em 1984, 1988 e 1998.

 

O texto da Câmara determina que se dê o registro provisório aos imigrantes que apresentem a carteira de identidade e atestado de antecedentes criminais de seus países de origem, que provem a entrada no Brasil até a data limite e que identifiquem seus locais de residência.

 

O registro provisório permite que o estrangeiro trabalhe no Brasil enquanto tenta obter junto ao governo o registro permanente. Segundo Woo, esse trâmite demora cerca de dois anos. Para obter o registro permanente, é preciso comprovar vínculo no Brasil, como um trabalho fixo.O autor da proposta destaca que a legislação brasileira já é "leve" com os imigrantes ilegais e, por isso, a anistia é importante para dar dignididade a essas pessoas.

 

"Se um imigrante ilegal é preso, nós damos uma multa e a ordem de sair do país. Nós não temos um processo forte de extradição como os Estados Unidos. Com essa leim, os imigrantes ilegais terão direitos reconhecidos e não serão obrigados a aceitar empregos com remuneração menor devido a sua situação no país", disse Woo.

 

No mês passado, o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou no Fórum Social Mundial, em Belém, que o governo preparava um projeto para dar anistia aos imigrantes ilegais. Segundo Tarso, a proposta está em debate na Casa Civil.




REFLEXIONA



 REFLEXIONA

VIVA EL JUANE …………….. VIVA!!!


VIVA EL TACACHO ………… VIVA!!! 


Q vivan los hijos de TODA LA SELVA PERUANA q aman a su tierra como a su propia madre!

Viva
la Selva sus huambrillos y huambrillas!!

Viva
la Vieja muti y su linterna!! 

Viva la pitukería charapa ("El PIJUAYO LAIVE")!

Viva la "fiesta" de San Fan!! viva las chelas!, viva los telos kletas d
la Selva q tienen hartos espejos y oyes lo que hacen al costado! viva!,

Viva el huevo de Taricaya huaño-huaño!!

Viva la frase ¡¡maldita boa!!

Viva las parrilladas de 3 x 10 luks n toda
la Selva!,

Viva los carnavales con achiote y barro! (q apestan peor q raca d vieja)

Viva la gnte q dice Ojojoy cuando vee algo grande!! viva!

Viva el chiverio del “Jaguar” (d los pocos auténticos y valientz)

Viva los shishacos q trabajan y son envidiados

Viva la gente "Sha-sha-sha" (q arrastran los pies cuando caminan),

Viva las hembritas q paran en la “Plaza de Armas”
de todos los pueblos.

Viva los chupodromos, por que se haya de todo...

Viva JUANECO y su mujer Hilandera! Ya que toos los pitukos lo bailan.

Viva los madereros q no destruyen el boske indiscriminadamente, pagan sus impuestos y son solidarios con los pobres!! SERA CIERTO ESTO?

Viva los paseos en pekepeke x las lagunas existentes en tooa
la Selva ¡viva!

Viva
la Orquesta "Almir y su Banda", “Explosión”, “Papillon”, “Kaliente”, etc. q tocan y cantan las mismas canciones un shunto de veces x semana durant mess y son bn pagados!!

Viva las Chinitas DE ALMIR y su baile del MACHAKA!!

Viva el aguaje con sal!!, duro duro bien shambito, la aguajina y el chupete de aguaje, q rikaso!!!!!

Viva el caimito (parecido al chucho de las mujeres) es tan rikote xq cuando terminas de komer se queda pegado los labios de la boca, ay que riico!!!!!

 

Viva el tapisho, el huito, el casho, el pandisho, el zapote, la guayaba, el shimbillo, que riico!!!!!.

Viva las veladas con su bombo baile y su pandillada, con su mazato de yuca, su chicha de maíz y sus dulces tradicionales ¡Viva!

Viva el baile Sitaracuy! (se pellizca nalgas y pichito),

Viva el viejo Shicshii y su programa de Tv q nadie vee!!

Viva el Sábalo, el boquichico y la palometa ahumado con su ají de cocona, riiico!! 

Viva las borracheras con chuchuwasi, bentisho, uvachado y todos los tragos de la región!!

Viva toos los Selváticos Y Selváticas q stan por too l perú y el Mundo!! pero en especial a los q stan en la lima, ps hacen gran esfuerzo al soportar a ese shunto d ignorantes q creen q vivimos en el mundo d tarzan jeje, q la pista es un río, las motos canoas y q dormimos y vivimos n medio d boas, lagartos, monos y leones... sabran ps q aqui no hay leones, pedazzos d h..v.nes, para el colmo creen que vivmos kalatos x tanto kalor que hace….. y que las mujeres se regalan x una chela.

Viva el ruido de
la Selva! x lo mnos tenemos algo q aumenta...

Viva toos los tipos de Huelgas!
haa pero la principal!! de las universidades, todo un semestre sin hacer naa jajaja
Viva el alfeñique, los ñutos y las rosquistas d iuca!!! 

Viva la chonta!

Viva la fariña de yuca, el shibe y la tapioca!!!! 

Viva las hembritas q participan en todos los concursos d Misses!! Sin necesidad de tener un par de bolsas en las tetas y en las nalgas. Las mujeres Selváticas son originales, ViVa!!!!

Viva los políticos Sélvatico q kelen "trabajar" x "el Bien (si) de la región", esto está ¡¡¡¡recontra dudoso!!!!.

Viva el tunche!!! y el silbido maligno!!! ¡¡¡viva!!!

Viva la frase que dice "en
la Selva los hombres son más chismosos q las mujeres", cierto es!!

Viva las fiestas costumbristas xq son los únicos lugares del mundo ond bailas sobre cerveza y pateando botellas! es lo maximo

Viva q cuando se silba pipish toos se volteen!! xD

Viva las chiks q andan en moto con minifalda!! 

Viva q alreves hablemos! viva!

Viva la gnte q toma sopa a 40 grados de calor!!jaja x seaca viva el caldo de gallina regional y el inchicapi.

Viva la palometa, el bujurqui, el paiiiche, el chiu-chiu y la carachama!!!

Viva la manTka de Boa!

Viva el platanito machakadoo su verdadero nombre es takacho y el cafecito ÑUC, ÑUC!

Viva nuestro vokabulario!!! Xq aumentamos la letra SH.

Viva las palabras: ñaño (ita), huahuito (a) y SI DI.

Viva la flora, fauna y la belleza natural de tooa la Selva.

Viva los semáforos de la Selva xq son los más rápidos del mundo!!

Viva la cecina!, el ají charapita y la pinguita de mono x q es tan rico xq pika doble: al entrar y al salir, jajajaja.

Viva las mujeres que trabajan y mantienen (no deberían) al borracho d su marido!

Viva los motocarros y los colectivos!

Viva el "friaje" de San Juan Y Santa Rosa (se puede dormir bien changados sin sudar, QUE REEECCOO!!!!) 

Viva los Zancudos, los mosquitos que cuando veen carne fresca que no es de la selva le sacan la reee….p…ta…su..ma...re, viva carajo!!!!!.

Viva el huihuano Selvático! (d gallina xsiaca). CARAXO!!!!

VIVAN SelvaLANDIA, (Contamana, Requena, Orellana, Iquitos, Tiruntan, Piski, Pukallpa, Tarapoto, Tingo María, Aguaytia, Pto. Maldonado, Moyobamba, Yurimaguas, Tocache, Pozuzo,
La Merced, Satipo, Atalaya, Rioja, Chachapoyas, ETC) de ¡¡¡La Selva !!!sus hijos.

 
 x todas ztas y más razones ¡¡¡t AMO SELVA MIA!!! OrgullozO (a) d ser SELVATICO(A) ^-^
VIVA
LA SELVA CARAJOO!!!!!!!!!!! 


INDIOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIOS CAIAPOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

FAMILIA INDIGENA NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL