quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Peru divulga imagens de acampamento abandonado de índios isolados

Segundo relatos, viviam no local cerca de 150 pessoas.
Além das cabanas, foram encontrados cestos, lanças e restos de animais.


O governo peruano divulgou imagens de uma missão científica na Amazônia que encontrou um acampamento que teria abrigado cerca de 150 nativos que não têm contato com não-índios.

Segundo informações da agência oficial de notícias Andina (veja vídeo), além das 38 cabanas de palha instaladas numa praia fluvial foram encontrados restos de animais, lanças e cestas.


O achado aconteceu no mês de agosto, em uma área próxima à Reserva Madre de Diós, próximo ao povoado de Monte Salvado, na Amazônia peruana. A região fica no sudeste do Peru, próximo ao Acre, estado brasileiro que também abriga populações isoladas.

Entre os vestígios encontrados havia restos de anta, mutum, conchas, ovos de tartaruga, bananas silvestres, além de urucum, usado como repelente.


Outro elemento que chamou a atenção dos pesquisadores, segundo a Agência Andina, foi a presença de restos de fogueiras para preparo de comida.


A busca pelo acampamento aconteceu depois que Teodoro Sebastián, vice-presidente da comunidade de Monte Salvado foi caçar com sua mulher no Rio Lidia e avistou os isolados. Estes deram sinais para que fossem embora.


Foto: Divulgação/Agencia Andina

Ao todo foram encontradas 38 cabanas numa praia fluvial. (Foto: Divulgação/Agencia Andina)

O presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento dos Povos Indígenas, Amazônicos e Afroperuanos (Indepa), Mayta Cápac, segundo a Andina, disse que se trata de um dos achados mais importantes dos últimos anos, pois confirma que há índios na Amazônia peruana que vivem isolados voluntariamente.


0 comentários:


INDIOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIOS CAIAPOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

FAMILIA INDIGENA NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL