quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ONG lança aplicativo para alertar sobre praias impróprias para banho de mar no Reino Unido

Gratuito, serviço envia alertas ou mensagens de texto a usuários sobre despejos de esgoto.

Uma organização não governamental (ONG) britânica lançou um aplicativo de celular que avisa banhistas e surfistas sobre as praias impróprias para banho por causa da poluição.
O serviço gratuito envia alertas ou mensagens de texto sobre o lançamento de esgoto e água da chuva em quase 250 praias da Inglaterra e do País de Gales.

O aplicativo foi criado em resposta às preocupações sobre um aumento do despejo de esgoto nas zonas costeiras do país, o que pode causar inúmeras doenças.

A iniciativa, desenvolvida pela ONG Surfers Against Sewage (SAS, na sigla em inglês, ou Surfistas contra o Esgoto, em tradução livre), foi financiada pela agência de meio ambiente do Reino Unido.
As enchentes ocorridas no verão de 2012 no país aumentaram a quantidade de praias sem as exigências mínimas de qualidade da água. Ao mesmo tempo, o número de locais para banho de mar com um maior nível de limpeza caiu.

O aplicativo pode ser baixado em smartphones iPhone ou Android. Além disso, o serviço acessa dados das companhias de água sobre o transbordamento das estações de esgoto. Em dias de chuva forte, esse sistema das estações permite que a água das ruas e o esgoto não tratado sejam despejados no mar, para evitar que haja refluxo nos canos das casas.

Doenças
O aplicativo ainda envia alertas ou mensagens de texto aos usuários quando a poluição atinge níveis considerados perigosos. A informação é postada online.
A SAS espera que o serviço ajude os banhistas a escolher seus locais de lazer com maior segurança, sem o temor de contrair doenças como infecções ou hepatite.

O aplicativo também permite que os banhistas enviem uma mensagem para "cobrar" as companhias de água e relatar lançamentos de esgoto à agência de meio ambiente do país.

O serviço de alerta de esgoto foi testado em três praias de Cornualha, no sudoeste da Inglaterra.
Além disso, uma pesquisa conduzida pelo governo britânico envolvendo 591 pessoas revelou que 94% dos indivíduos que recebiam informação atualizada sobre despejo de esgoto evitavam frequentar as praias onde havia esses lançamentos.


Andy Cummins, um dos diretores da SAS, descreveu a iniciativa como "um conceito inovador, alcançado graças a anos de campanha contra o despejo secreto de esgoto pelas companhias de água".

0 comentários:


INDIOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIOS CAIAPOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

FAMILIA INDIGENA NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL