quarta-feira, 19 de novembro de 2008

RESPOSTA DO GOVERNADOR DO MATOGROSSO AO INTERNAUTA ANDRE SCHOLL


Governador de MT respondeu a perguntas enviadas por internautas.
Ele afirma que não é vantajoso para seu estado derrubar florestas.

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), é uma figura que suscita paixões. Quando o Globo Amazônia anunciou a realização de uma entrevista interativa, em que ele responderia a perguntas enviadas pelos internautas, muitas pessoas enviaram e-mails com ofensas irreproduzíveis, criticando sua defesa do agronegócio. Outras, teceram elogios longos, demonstrando admiração pelo empreendedorismo de Maggi e pelo seu governo em Mato Grosso.

Respondendo
às questões colocadas pelos leitores, o governador argumenta que já não compensa economicamente ao estado transformar florestas em pastos ou plantações, e que a pecuária deve ser aprimorada para ceder espaço ao cultivo de grãos. Maggi também questiona as estatísticas de desmatamento divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e defende subsídios agrícolas para evitar que assentados da reforma agrária desmatem além do limite legal.

Mais de 70 internautas enviaram suas perguntas. Para atender ao maior número possível de leitores, muitas questões foram condensadas em uma só, e algumas tiveram que ser deixadas de fora. Confira abaixo a entrevista com Blairo Maggi.

 

Pergunta

André Scholl de Almeira – No começo do ano, o senhor questionou os dados de desmatamento divulgados pelo Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O governo de Mato Grosso ainda discorda desses dados?
Resposta:


Maggi - Não é que não acreditemos no Inpe. O Inpe é um instituto mundialmente reconhecido e nós também o reconhecemos como uma instituição séria e que merece toda a credibilidade. Porém, o sistema Deter, que tem a função de detectar o desmatamento em tempo real, não vem funcionando direito. Ele mistura o desmatamento que efetivamente aconteceu com a degradação progressiva de uma floresta, que pode ser por fogo, e esse fogo pode ser incêndio, causado por alguém ou incêndio acidental.

Temos ido a campo checar 100% dos polígonos alertados pelo Deter. O resultado é que apenas 10% dos pontos levantados pelo Deter correspondem a pontos do desmatamento deste momento, do desmatamento atual.

Isso traz algumas complicações, mascara alguns números porque acaba trazendo desmatamento antigo, que já foi computado em algum momento nas estatísticas, como se ele fosse atual. O estado já fez uma proposta ao Inpe e também ao governo federal para que eles coloquem técnicos deles para acompanhar os nossos técnicos que vão ao campo, para redimir essas dúvidas. Infelizmente, isso ainda não foi feito. Mas em 100% cento das áreas em que encontramos desmatamento efetivo, elas estão sendo multadas, estão sendo embargadas.

Opinião!!

Angel Morote

Resposta não convincente e manipulada para facilitar!!

Foram 3 Perguntas e respondeu uma..que tristeza!!

0 comentários:


INDIOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIOS CAIAPOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

FAMILIA INDIGENA NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL