quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


Lula e Sarkozy convocam reunião de líderes para salvar conferência do clima

Segundo presidente francês, Alemanha e Reino Unido concordam.
Objetivo de encontro, às 22h30 (hora local), é tentar evitar fiasco.


Os presidentes Lula e Sarkozy anunciaram nesta quinta-feira (17) que convocaram uma reunião às 22h30 locais (19h30 em Brasília) com os principais países de cada região interessados num acordo climático. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, ainda em andamento.

O encontro deve ocorrer depois de um jantar com os chefes de estado presentes em Copenhague.


O objetivo é tentar colocar um "chapéu político", como disse Sarkozy, para o Protocolo de Kyoto e para a nova proposta de acordo redigida até então na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas . “Posso dizer que Merkel e Brown estão de acordo com esse pedido de reunião”, disse Sarkozy.

“Se não tivermos a competência de reunir os lideres e tomarmos uma decisão, corremos o risco de sermos fotografados como os lideres que não souberam cuidar do planeta Terra”, disse Lula.

Perguntado sobre como seria essa reunião sem a presença do americano Barack Obama, Sarkozy observou que ele poderia ser representado pela secretária de estado Hillary Clinton para, na sexta, participar das negociações em plenária no ultimo dia da COP 15.

Clima de preocupação

Lula afirmou que a reunião não pode ser um fracasso, admitindo no entanto que sentiu nas reuniões que teve desde que chegou à capital dinamarquesa que o clima é de preocupação.

“Vamos construir o acordo que é possível construir dentro da diversidade democrática de cada país”, comentou. Ele defendeu ainda o apoio financeiro aos países pobres, em especial os africanos, para que possam implementar ações de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas. “É preciso que tenhamos a capacidade de dar contribuições para que no século 21 os africanos tenham as oportunidades que não tiveram no século 20”, disse o presidente brasileiro.


“Estamos aqui para facilitar as coisas. Dar à conferencia uma velocidade de cruzeiro”, concordou Sarkozy. “O tempo das
(reuniões) bilaterais passou e devemos avançar".


0 comentários:


INDIOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIOS CAIAPOS NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

INDIO NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL

FAMILIA INDIGENA NO FORUM MUNDIAL SOCIAL - BELEM DO PARA - BRASIL